Gestão de clientes: 5 práticas importantes para o relacionamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O comércio está cada vez mais virtual. Então, o número de empresas que tem um site de vendas é cada vez maior. Se o ambiente no qual realizamos as compras está sendo mudado pela tecnologia, o que não mudou é a importância de um bom atendimento ao consumidor. Por isso, todo lugar deve fazer a gestão de clientes.

À vista disso, muitas instituições da área do e-commerce estão investindo na gestão de relacionamento com cliente. Assim, faz diferença também nas vendas, pois um bom atendimento leva ao aumento nos números. Em suma, isso deixa o consumidor satisfeito, e também melhora imagem do seu negócio.

Gestão de clientes: 5 práticas importantes para o relacionamento

1. Tenha empatia

Empatia significa sentir as dores de outra pessoa. Talvez seja difícil treinar uma equipe para que desenvolva essa qualidade, mas isso é possível e fundamental para um bom relacionamento com cliente.

Um modo eficiente de fazer isso é apresentar soluções para o consumidor em vez de dificultar ainda mais o seu problema.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Por exemplo, caso um cliente reclame de um produto que foi comprado, o atendente que usa de empatia não ficará na defensiva. Pelo contrário, tentará ajudar o consumidor, talvez sugerindo a troca do produto, vale-compra ou descontos que podem ser usados no futuro.

2. Mantenha uma boa comunicação

Nessa era da informação digital, a comunicação é essencial para a gestão de clientes. No entanto, o diálogo com o consumidor não é mais feito só pelo telefone, mas também pelas mídias sociais como: Facebook, Instagram e Twitter.

Desse modo, por meio de ferramentas assim, as instituições têm a oportunidade de estarem mais próximas de seu público-alvo, enviando conteúdo personalizado em forma de vídeos, podcasts, artigos, infográficos etc.

Quando bem nutridos, os clientes se identificam com a marca da empresa e ficam mais dispostos a interagir e continuar comprando com a instituição, o que traz impacto direto no relacionamento com cliente.

3. Fique atento ao feedback

Como a sua empresa encara a opinião dos seus clientes? Essas sugestões são verdadeiras pérolas que precisam ser guardadas com muito cuidado. De fato, quando uma instituição valoriza os feedbacks que recebe, ela consegue melhorar em muito os seus serviços e também o número de vendas.

Por outro lado, o seu público-alvo se sente agradecido ao perceber esse interesse da companhia. Para conseguir essas opiniões dos clientes sobre o atendimento, algumas empresas as solicitam então por meio de formulários eletrônicos, pesquisas rápidas de satisfação, comentários sobre produtos e serviços, entre outros.

4. Ofereça serviços e produtos personalizados

Companhias que têm sucesso na gestão de relacionamento com cliente sabem que personalizar a experiência de seu público é um diferencial muito importante.

Com a facilidade apresentada pela tecnologia por meio de um software CRM (customer relationship manegement) é possível então reunir informações e dados de consumidores para oferecer a eles produtos e serviços personalizados.

Essa ferramenta monitora as ações de um cliente, e por meio dela, logo é percebido um tipo de item que chamou a atenção dele. Usando as redes sociais, a empresa pode fazer postagens, oferecendo a esse consumidor algo que está procurando, como uma forma de melhorar o atendimento.

5. Invista na fidelização

Mais importante do que conquistar um novo cliente é mantê-lo fiel à empresa. Atualmente, as empresas têm dificuldades em fidelizar um consumidor devido a enorme variedade de ofertas e lojas disponíveis na internet.

Para não perder esse público, algumas instituições fazem de tudo para encantar seus clientes. Isso então desde pequenas lembranças como mensagens via e-mail que lembram uma data especial, até cartões de fidelidade que oferecem descontos em compras. Assim, poder melhorar as vendas.

Diante de todos esses benefícios é muito sábio investir em um relacionamento com cliente mais próximo. Se fizer isso, terá excelentes resultados além de muitos fãs de sua marca. Isso, com certeza, vai aumentar o número das vendas e os negócios passam a render frutos por meio de uma boa comunicação.

TENHA UMA PLATAFORMA DE ATENDIMENTO E MELHORE A COMUNICAÇÃO COM CLIENTE

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Aumente a produtividade do seu time!

Acompanhe o desempenho em tempo real por meio de relatórios personalizados e tenha muito mais eficiência em seu negócio.

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet