Muitos empreendedores reconhecem que precisam investir em tecnologia empresarial para melhorar os processos de seu negócio, mas, apesar disso, adiam esse passo fundamental. Os motivos podem estar relacionados à falta de conhecimento sobre novas tecnologias ou sobre como implantá-las na empresa.
Se esse é o seu perfil de empreendedor, este post foi feito para você. Vamos ajudá-lo a conhecer as tendências que estão mudando o mundo empresarial e como essas tecnologias podem fazer a diferença no seu negócio. Isso então tende a te ajudar com as vendas, mas você precisa de uma boa gestão empresarial.
Tecnologia empresarial: 5 tendências que estão mudando os negócios
Experiência digital
Um estudo realizado pela corporação Accenture Digital com 400 executivos que tem poder de decisão nas empresas, constatou que 63% das instituições planejam melhorar a experiência online do cliente. Acima de tudo, muitas empresas precisam desenvolver uma visão digital estratégica para atender com sucesso os clientes.
À vista disso, como então garantir uma boa experiência digital para o cliente? O uso de plataformas CRM (gestão de relacionamento com o cliente) pode ser de grande ajuda, pois esse modelo de tecnologia empresarial armazena informações dos consumidores como dados pessoais e históricos de compras, que auxiliam no planejamento de estratégias de marketing para captação de novos clientes.
Automação de processos empresariais
Sabe aquele monte de tarefas administrativas que são feitas manualmente e, por isso, consomem boa parte do tempo da equipe administrativa? A automação de processos é uma tecnologia empresarial que visa reduzir o tempo gasto com trabalhos de rotina. Assim, dá para focar nas vendas por meio de uma boa gestão empresarial.
O sistema de automação de processos otimiza todo o ciclo de produção, desde o controle do estoque de produtos até a venda para o cliente, gerando então relatórios em tempo real que direcionam a tomada de decisões dos gestores da companhia. Hoje, há então empresas no mercado virtual que fornecem esse tipo de software.
Presença online
Existe um provérbio que diz: “Quem nunca é visto, acaba esquecido”. Essa verdade se aplica também no mundo online. De acordo como Portal Brasil, o número de brasileiros conectados à internet ultrapassou os 100 milhões. Consegue assim imaginar a exposição que sua marca pode ter diante dessa quantidade enorme de pessoas navegando pela rede?
Além disso, a empresa que possui presença online cria um relacionamento mais próximo com o cliente e, como consequência, o fideliza. Desse modo, trazer impacto direto nas vendas. Portanto, a gestão empresarial de um negócio deve ficar atenta não apenas ao meio físico, mas também o digital.
Entretanto, o gestor precisa conhecer bem as ferramentas e elaborar estratégias tanto para implantar os serviços como para divulgar. Com o auxílio de empresas especializadas, alguns empreendedores então têm conseguido bom êxito nesse projeto ao conseguir aumentar as vendas.
Business Intelligence
O termo Business Intelligence (inteligência de negócios) faz referência a um método bem utilizado que consiste em recolher, organizar e analisar dados importantes, a fim de auxiliar os gestores de uma empresa na tomada de decisões estratégicas através da gestão empresarial.
Uma pesquisa realizada pela Forbes Insights e encomendada pela empresa Qlik entrevistou 449 executivos de TI e descobriu que 60% das empresas planejam aumentar seus investimentos em tecnologia empresarial. Um software de BI então ajuda o empresário a descobrir novas oportunidades de investimento.
Investimento em tecnologia empresarial
Mesmo em épocas de crise, investir em tecnologias corporativas é uma forma inteligente de sustentar o equilíbrio econômico da empresa, uma vez que essas ferramentas digitais melhoram a produtividade, a eficiência operacional e reduzem custos, assim como ajudam a aumentar as vendas.