Gestão logística: como torná-la mais eficiente em sua empresa?

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A gestão empresarial tem uma área de gestão logística. Ela envolve o gerenciamento da cadeia de suprimentos e dos serviços oferecidos ao cliente quem devem estar então sempre em melhoria. Portanto, os gestores precisam focar sua atenção e seus esforços para o planejamento nos negócios.

Tarefas como a organização da circulação de carga, o recebimento e armazenamento de mercadorias, bem como estratégias de distribuição, estão no cotidiano da área de transportes.

Assim, precisam ser conduzidas de maneira eficiente. Separamos então quatro dicas para uma boa logística.

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Gestão logística: como torná-la mais eficiente em sua empresa?

1. Adote sistemas de gestão integrada

Os avanços tecnológicos e o crescimento do setor de transportes estão profundamente interligados. Isso porque eles buscam oferecer melhores serviços e, assim, aumentar as vendas. Então, a adoção de softwares para gestão empresarial de processos traz melhores resultados e reduz custos.

Uma série de modalidades de sistemas podem ser adotadas nos negócios de acordo com a empresa. Há vários fatores que podem interferir na logística, como o tamanho da frota, o tipo de serviço prestado, entre outros (confira lista abaixo). Cabe ao gestor então decidir o que pode ou não ser automatizado.

  • Rastreamento de veículos e de cargas.
  • Roteirização do trajeto de entrega.
  • Controle da carga horária dos motoristas.
  • Emissão de documentos de frete.
  • Conexão com os clientes para as solicitações de transporte.
  • Criação de relatórios de desempenho.

2. Gerencie o estoque efetivamente

O controle de estoque possui um significado amplo, portanto não apenas o que está dentro do armazém. Dentro da gestão logística, fica claro como é importante manter níveis seguros para abastecer a produção com insumos necessários. Além disso, manter também um número de produtos para atender a demanda dos clientes.

Desse modo, o gestor deve apurar a quantidade de cada item e evitar produtos em excesso que possam elevar os custos. Ao mesmo tempo, não pode deixar o cliente fazer o pedido, porém não contar com o produto. Assim, isso traz um impacto direto nas vendas e na reputação dos negócios.

Gestão Empresarial

Há ainda outros pontos que merecem atenção no estoque em relação à logística. Um deles é o transporte no momento das atividades de carga e descarga, por exemplo. Elas precisam ser feitas de modo organizado. Assim como o armazenamento de mercadorias feito estrategicamente a fim de otimizar tempo.

3. Garanta a satisfação dos clientes

A gestão logística também passa pelo relacionamento com os clientes em um processo de gestão empresarial. Portanto, hoje, as empresas devem oferecer mais que prestação de serviços. Essa noção limita oportunidade de negócios e não representa um diferencial competitivo.

Contudo, as transportadoras que se tornam parceiras, têm objetivos alinhados e se propõem a oferecer a melhor experiência possível, são muito valorizadas. Nesse aspecto, a flexibilidade para lidar com imprevistos e novas demandas é fundamental para as vendas. Além disso, outros três pontos ajudam a satisfazer os clientes.

  1. Atenda os prazos de entrega.
  2. Empregue novas tecnologias para melhorar processos.
  3. Preços acessíveis ao bolso do consumidor.

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4. Promova a integração da equipe

O trabalho da área de logística é um esforço combinado entre produção, compras, vendas e finanças. Desse modo, todos precisam estar integrados e realizar suas atividades para alcançar os objetivos e metas organizacionais nos negócios. Compartilhar informações se torna essencial para prevenir erros e garantir melhor tomada de decisões.

Portanto, as estratégias na metodologia de gestão logística precisam ser aprimoradas em toda a cadeia de suprimentos. Assim, o resultado permite garantir a satisfação dos clientes aliada ao aumento nas vendas. Com isso, os lucros também crescem e todos saem ganhando.

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