Atendimento por telefone: 8 dicas fundamentais para ter sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O serviço de atendimento por telefone é essencial para muitas empresas. Através dele, dá para fechar negócios, realizar o pós-vendas, resolver problemas e coletar feedback de clientes e consumidores. Esse é o caso da sua empresa? Você trabalha com televendas?

Então, você sabe que é fundamental ter pessoas devidamente treinadas a fim de oferecer um atendimento por telefone de qualidade e não comprometer seu negócio. Afinal, vender por telefone deve seguir regras como o atendimento ao cliente normalmente. A única diferença, assim, é a tecnologia.

Portanto, as vendas vão aumentar em caso de um bom atendimento ao cliente. Isso então vai refletir nos números e indicadores dos negócios ao vender por telefone. Assim, para conseguir melhores resultados, a empresa deve seguir algumas dicas fundamentais.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

8 dicas fundamentais para um bom atendimento por telefone

1. Treine sua equipe

O profissionalismo é um requisito importante para qualquer área. Treine sua equipe para que ela saiba como demonstrar isso através das palavras no atendimento ao cliente. Além do conhecimento da empresa, deve também saber sobre sua forma de trabalhar e resolver questões quanto às vendas.

Assim, seja cortês mesmo com clientes alterados. Isso então dá para garantir capacidade de diálogo ao vender por telefone. Mostre para sua equipe que é preciso separar o lado pessoal do profissional. Desse modo, o atendimento pode ocorrer da melhor forma possível e sem interferência emocional.

2. Cuide do ritmo e do tom

Mesmo em televendas, trace um tom certo e um bom ritmo ao vender por telefone. Muitas vezes, os clientes entram em contato para sanar dúvidas técnicas. Isso então exige que termos e procedimentos sejam explicados de forma clara. Falar rápido demais ou ter um tom de voz de insegurança pode prejudicar o atendimento ao cliente.

3. Evite ruídos

O sistema usado para operar todo o call center precisa ser seguro e evitar ruídos externos. Isso prejudica uma boa conversação, o que irrita o cliente e impede de resolver problemas ou então efetuar vendas. Também desvie de conversas paralelas. Além disso, aposte em equipamentos de qualidade para não captar sons ao fundo.

Atendimento por telefone: 8 dicas fundamentais para ter sucesso

4. Atente-se para o tempo

O tempo é precioso para as duas partes. Portanto, o atendimento ao cliente deve ser o mais rápido possível e evitar pausas longas demais. Se preciso, busque informações no sistema, mas evite demorar. As soluções propostas também precisam ser rápidas. Um bom sistema de gestão pode ajudar nessa questão ao vender por telefone.

5. Não prejulgue quem está sendo atendido

Faça um bom atendimento ao cliente. Isso vale a todos, não apenas a quem já é cliente. Mantenha a cordialidade e proatividade com as pessoas que interessam à empresa. Entretanto, a empresa nunca sabe quem pode fazer negócios. Portanto, os colaboradores não devem prejulgar quem está do outro lado da linha.

6. Tenha uma boa dicção

Além de ritmo e tom de voz, a dicção é fundamental para um bom atendimento por telefone. Afinal, os consumidores devem entender o que o atendente quer dizer nas televendas. Para que os funcionários tenham uma boa dicção, a empresa pode trabalhar com uma fonoaudióloga. Além disso, praticar exercícios com a equipe.

não está satisfeito com suas vendas Empresa Digital VulcaNet

7. Evite termos excessivamente técnicos

Mostrar conhecimento pode ser interessante em determinadas explicações e esclarecimentos. Entretanto, os atendentes devem orientar bem quem está sendo atendido. Mesmo ao usar termos técnicos nas vendas por telefone, explique e dê os devidos esclarecimentos. O consumidor então não pode se sentir constrangido.

8. Incentive a equipe continuamente

Incentivar a equipe a sempre oferecer um bom atendimento ao cliente proporciona melhores resultados de vendas no fim do mês. Isso pode ser feito por reuniões periódicas, além de incentivos como comissões, funcionário do mês e homenagens nas televendas.

Quando uma empresa foca no funcionamento de cada setor, ela consegue ter melhores resultados. Assim, também evite maiores dores de cabeça, pois tudo flui de modo correto. O melhor é que tudo isso também consegue diminuir os custos em certas partes dos negócios.

TENHA UM BOM ATENDIMENTO POR TELEFONE E RESPONDA COM MAIOR AGILIDADE

URA Fácil Transforme Agora Mesmo Seu Negócio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Espere! Não vá embora agora!

Ganhe 50% de desconto em ferramenta para dobrar suas vendas, veja uma demonstração agora.

Espere não vá embora agora!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Responda os clientes com mais agilidade Popup Empresa Digital