Muitas empresas procuram atuar de forma estratégica quando o assunto é o atendimento ao cliente — considerando-se que ele é, efetivamente, uma das maiores prioridades de uma organização.
E as empresas que oferecem delivery estão entre as que obtêm sucesso entre o público consumidor, pois o diferencial é justamente contar com um atendimento mais personalizado e de melhor qualidade. Atender bem é essencial a esse tipo de negócio, já que os produtos adquiridos pelo cliente devem ser entregues em casa.
A seguir, listamos 6 dicas de atendimento ao cliente, para que seu delivery tenha mais êxito ainda. Confira!
1. Ofereça vantagens na taxa de entrega
Um dos primeiros pontos a se considerar é a abrangência da região na qual serão feitas as entregas. Não é boa ideia atender a uma área muito extensa e ter de cobrar taxas caras. É melhor definir um perímetro de atendimento e oferecer taxas de entrega que, realmente, deixem o cliente satisfeito.
Além disso, caso o destino seja muito próximo, essa cobrança pode até ser dispensada. Outra atitude capaz de agradar a clientela é oferecer um serviço gratuito a cada quantidade X de entregas realizadas.
Brindes para a hora da entrega ou descontos nas próximas compras também são formas de fidelizar clientes e atrair a atenção de outros consumidores.
2. Faça o cadastro de clientes
No primeiro contato com o cliente, é importante registrar informações importantes sobre ele no banco de dados. Mantenha dados como nome, endereço e telefone armazenados para, assim, facilitar os contatos e as vendas posteriores, agilizando a transação.
Dessa forma, a pessoa não precisará ficar repetindo, a cada nova compra, seu endereço, pois o atendente já o terá registrado no sistema operacional. Tal estratégia eleva bastante a qualidade do atendimento ao cliente de qualquer empresa.
3. Preze pela entrega sem atrasos
Outra coisa que desagrada a clientela é a demora no prazo de entrega. Portanto, é fundamental ter uma organização que permita que os primeiros pedidos sejam atendidos prioritariamente.
Um ponto a ser considerado é a distância: uma casa que fique pertinho da empresa deve ter prioridade, considerando que a entrega pode ser feita rapidamente e sem comprometer o prazo para destinos mais longínquos.
O importante é que, de maneira geral, as entregas sejam efetuadas dentro do prazo estipulado. É muito conveniente se esforçar para nunca atingir o prazo, mas sempre entregar com certa antecedência. Para entregas sem atrasos, é preciso contar com funcionários e veículos apropriados.
4. Use embalagens adequadas
Além de entregar dentro de um prazo médio, é importante escolher as embalagens adequadas para cada produto. Alimentos, por exemplo, precisam ser mantidos em determinada temperatura e livres de sujeira.
Outros produtos, que sejam frágeis demais, talvez requeiram mais de uma embalagem. Líquidos devem ser acondicionados de modo que não derramem — e assim por diante.
De modo geral, devem ser usadas embalagens que garantam a integridade do item e minimizem eventuais impactos externos. Existem diversas opções de materiais, como:
- papelão;
- alumínio;
- isopor;
- plástico;
- metal.
5. Mensure o nível de satisfação no pós-venda
Para melhorar o atendimento ao cliente, é fundamental trabalhar com métricas e indicadores para mensurar resultados. O pós-venda é uma etapa importante para qualquer empresa e deve ser trabalhada estrategicamente pelo gestor.
Saiba qual foi a impressão do consumidor sobre as seguintes questões:
- o produto em si;
- o atendimento ao telefone (ou por meio de outro canal de comunicação);
- a entrega;
- o prazo para receber a compra;
- o entregador;
- o veículo usado;
- a segurança oferecida ao item durante o transporte;
- o preço.
O pós-venda é importante para conquistar definitivamente o cliente e/ou fazer dele um divulgador informal do negócio. Assim, torna-se possível captar novos públicos gastando menos.
6. Invista em uma plataforma de comunicação e atendimento
Se a empresa tiver serviços de telefonia, chamadas de vídeo e mensagens de texto em um só sistema, será possível potencializar incrivelmente sua comunicação e ter um delivery de sucesso.
A equipe vai se comunicar internamente de forma muito mais rápida. Além disso, o atendimento aos clientes ocorrerá de modo simples, eficiente e econômico.
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