Controle de vendas: guia prático para ter em seu negócio e potencializar as conversões

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Seu estoque já não tem a mesma quantidade de produtos de antes. Entretanto, você não se sente satisfeito. Imagina que os números não devem estar batendo, mas não há nenhum controle de vendas. Assim, é impossível obter e analisar dados a respeito da saída de produtos da empresa.

Isso é muito prejudicial para os negócios. Informações desse tipo são um indicativo de como vai a saúde do local e se precisa de alguma estratégia diferenciada. O principal objetivo está na identificação de pontos fortes e fracos, e, assim, promover melhorias ou mudanças no ambiente.

Controle de vendas: como ter em seu negócio e potencializar as conversões

Uma alternativa interessante para realizar o controle de vendas em seu negócio é a automação. Ela consiste em tornar as operações e os processos da empresa automáticos. No caso das televendas, trata-se da utilização de múltiplos recursos a fim de otimizar o atendimento do cliente.

Essa medida ainda traz uma série de outros benefícios que ajudam na conversão das vendas e impulsionamento dos números. Destaque para a redução no tempo de espera, agilidade no tempo de resposta e uma relação mais simplificada entre operador e o cliente para solução de problemas, por exemplo.

União faz a força

Só que apenas a automação pode não ser suficiente para o controle de vendas. Outra estratégia bastante comum é unir CRM, responsável pelo gerenciamento da relação com o cliente, e a própria automação.

O CRM possui o foco no próprio cliente. Desse modo, o principal objetivo é satisfazer através do entendimento de suas principais necessidades. Quando se junta à automação, o foco parte para uma combinação entre interatividade e automação no processo de vendas.

Automação dá vantagens ao controle de vendas

Todo processo de vendas merece atenção, pois a partir dele é que você vai ter a chance de gerar ou não vendas, bem como garantir a satisfação dos clientes. A automação permite uma série de vantagens, dentre elas:

  • Maior qualidade no atendimento
  • Aprimoramento dos processos
  • Redução de custos a longo prazo
  • Eliminação de erros humanos
  • Aperfeiçoamento no controle de vendas
  • Melhoria na produtividade da empresa

Ferramenta é melhor amiga do seu negócio

Uma ferramenta disponível para agilizar o processo de organização dos negócios se chama Televendas Fácil. A plataforma então promete flexibilizar as relações de trabalho em call center e equipes de telemarketing. Sem complicação, o foco, portanto, é ampliar as vendas ao final do mês.

Existe, por exemplo, o Discador Automático que o sistema na nuvem proporciona para melhor atendimento. Muito usado então na hora de vender pelo telefone. Assim, a equipe de vendas não precisa se preocupar com chamadas para seus clientes, ligações ocupadas ou pessoas que não podem atender à ligação naquele momento.

O funcionamento dele se dá de modo bastante simples, pois dispara a ligação para diversos clientes ao mesmo tempo. Dessa forma, foca nos clientes que podem atender. Assim, quando o cliente atende a ligação efetuada pelo discador, ela é direcionada diretamente para o vendedor disponível par as vendas.

Melhora no desempenho para não perder clientes

Vendedores despreparados perdem clientes. O Televendas Fácil então não deixa você se preocupar com isso. O sistema tem relatórios, gravações de chamadas e dashboards em tempo real do rendimento do call center. Assim, torna possível uma análise profunda e completa do time de vendas.

Isso porque ele permite dar treinamentos mais certos. Assim, consegue a evolução e aprendizado de cada vendedor. Além disso, dá uma melhor gestão nos negócios da empresa. Com esse sistema, o time para de perder clientes e vendas. Além do treinamento, ainda há criação de filas de atendimento pelo sistema.

Então, mesmo que os atendentes estejam ocupados, o cliente não fica à deriva. Ao mesmo tempo, caso o consumidor ligue fora do horário, ele então vai ouvir um áudio informando sobre o horário correto. Há ainda a criação de URA para as primeiras interações, bem como otimizar o trabalho humano nos negócios.

A clareza e estabilidade nas chamadas é superior em relação a estrutura convencional de telefonia, já que se trata de uma tecnologia digital. Com isso, essa tecnologia apresenta benefícios para aumentar o desempenho de vendas de sua equipe dentre as inúmeras funcionalidades do Televendas Fácil.

8 dicas para trilhar o caminho do sucesso

Gere leads para vendas

A geração de leads se dá por meio de conteúdo oferecido ao cliente. Permite então que a campanha de marketing atraia visitantes aos canais de comunicação da sua empresa e a ajude a se posicionar no mercado. A partir daí, começa o trabalho para transformar o usuário em potencial consumidor.

Esses conteúdos são importantes para gerar leads. Assim, ter maior controle de vendas. Há desde matérias de blog, até e-books, webinars, templates, entre outros.

Capte informações

Outro ponto importante é a captação de informações. Ele está diretamente ligado ao oferecimento de conteúdo. Você deve oferecer, porém pedir algo em troca. Isso consiste em telefone, e-mail, nome da pessoa. Mas, claro, tudo com consentimento para não ferir a Lei Geral de Proteção de Dados.

Os dados coletados serão extremamente importantes para o controle de vendas, pois vai possibilitar um melhor direcionamento ao time. A partir deles também dá para fazer uma gestão adequada dos leads. Isso vale de acordo com perfil, interesse e fase de amadurecimento em que eles se encontram.

Alimente os leads

Nem todos os leads conseguem ser aproveitados logo de cara. Mas, isso não quer dizer que eles vão ser perdidos. Pelo contrário, é sua tarefa alimentar esses leads de olho no futuro.

O controle de vendas passa também por potenciais usuários que possam vir a se tornar clientes. Relacionar-se é fundamental, pois agregar valor ainda é a melhor recomendação para seu negócio.

Boas oportunidades

A atuação em conjunto entre o time de vendas e o marketing é essencial. Ser ágil na entrega dos leads garante maior possibilidade de sucesso. Por isso, a coleta das informações deve ser bem feita e encaminhada aos vendedores. Assim, as televendas podem ser feitas de modo mais correto.

Por exemplo, um usuário faz download de materiais produzidos pela empresa. Ali estão as informações a respeito dele. Se considerado como “qualificado”, é enviado aos vendedores, que irão iniciar conversa com potencial de negócio. A tabela entre as partes tem grande chance de gerar uma boa oportunidade de vendas.

Utilize as informações

Não vai adiantar nada a estratégia de conteúdo se a empresa não usar corretamente na sequência. Então, use e abuse das informações obtidas, isso aumenta a chance de a equipe de vendas atuar de modo assertivo. Com isso, a empresa pode vender pelo telefone de modo melhor.

Processo de compras

O foco principal está na experiência do usuário. Ou seja, a maneira como ele compra, e não como a empresa vende. Saber disso é fundamental para definir a abordagem que deve ser feita em relação ao potencial cliente. Para assim tentar melhorar o número de vendas.

Conheça a pessoa, saiba quem ela é, seus interesses e objeções. O conhecimento a respeito dos temas possibilita um maior controle de vendas, pois ajuda a definir as estratégias e ações a serem tomadas.

Otimize o tempo

As informações obtidas ajudam a otimizar o tempo. Isso portanto é fundamental para não se perder o controle de vendas. Não vai adiantar você gastar esforços com um lead que não seja qualificado ao tentar vender pelo telefone.

Enquanto há o desperdício de tempo com esse tipo de usuário, outros que poderiam gerar negócios ficam na espera ou são ignorados. Isso afeta os negócios. Negocie com quem há chances de dar certo.

Automatize as vendas

A automatização está diretamente ligada a otimizar a produtividade da sua equipe. O marketing vai receber os leads qualificados e repassar aos vendedores, o que aumenta a possibilidade de um desfecho positivo graças à assertividade no conteúdo transmitido pelas televendas. Além disso, traz uma série de benefícios.

  • Profissionalização do atendimento.
  • Redução de custos a longo prazo.
  • Eliminação da possibilidade de erros humanos.
  • Aperfeiçoamento no controle de vendas.
  • Melhoria na produtividade e atendimento.
  • Aprimoramento das operações em gerais.

Existem empresas que oferecem plataformas a fim de dar maior controle de vendas. Isso então ajuda a alcançar bons números com os negócios. Portanto, tem que ficar atento a ferramentas que proporcionam muitos recursos, como é o caso do Televendas Fácil.

Tecnologia pode se tornar aliada na empresa

Na hora de encontrar um bom fornecedor de ferramentas para automatizar as televendas, leve em conta uma empresa que tenha uma solução completa para o seu controle de vendas. Uma boa plataforma de automação oferece vários recursos.

Central de atendimento

Conjunto de estruturas físicas destinadas a concentrar o recebimento e as chamadas telefônicas na empresa. Depois então distribuir de forma automática aos operadores (atendentes), efetuando pesquisas de mercado por telefone, retenção de clientes, vendas e outros serviços, incluindo chats e correios eletrônicos.

PABX e PABX IP

O PABX centraliza linhas e ramais, chamado também de Central Telefônica, auxiliando no atendimento. Ele permite a comunicação interna (usando ramais) e externa (por meio de linhas telefônicas). Já o IP funciona como servidor, administra as permissões dos usuários, com um funcionamento semelhante ao de um servidor Proxy.

URA

URA significa Unidade de Resposta Audível. O software permite o atendimento automatizado dos clientes. Além disso, também permite efetuar operações como atender, ligar, desligar, falar, identificar dígitos e outras coisas. Assim, o menu inicial dá mais satisfação ao cliente e pode aumentar as vendas.

CTI

CIT é a integração entre computador e telefonia. Por meio dessa integração, a rede de telefonia tradicional pode interagir com uma rede de computadores, trocando informações e melhorando os negócios.

Gravação de chamadas e de telas

Com softwares específicos, dá para gravar ligações telefônicas juntamente com a tela que está sendo exibida naquele momento. Esse recurso então tem mais segurança para as duas partes do atendimento.

Portabilidade numérica GSM

Com um determinado software, pode registrar e atualizar todos os dias os números discados ou de chamadas recebidas, bem como suas operadoras. Assim, cria uma base de dados que permita descobrir, por exemplo, a operadora de um determinado número.

Contact center

É uma evolução do call center e se refere às operações que atuam em diferentes canais de interação. O atendimento multicanal então se torna possível assim. Ao atender diferentes perfis, os negócios passaram a se comunicar por, pelos menos, seis canais.

  1. Voz (telefonia)
  2. Mala-direta
  3. Web
  4. SMS
  5. Redes sociais
  6. Aplicativos móveis

Call center

O call center é uma central onde são recebidas e processadas as chamadas relativas ao atendimento em geral, vendas, marketing, suporte técnico, telemarketing, serviço ao consumidor, atividades administrativas especializadas.

Instalação on-site e em cloud

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