OmniChannel corporativo: saiba como funciona para televendas

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o avanço das tecnologias de autoatendimento on-line, esperava-se que o setor de televendas fosse extinto. Entretanto, não vai acontecer, pelo menos por um bom tempo, pois as novas ferramentas vêm aprimorando os serviços e elevando o potencial de retorno. Uma dessas ferramentas é o OmniChannel corporativo para televendas.

Você conhece essa novidade? O método promete trazer muitas vantagens para o setor, já que permite otimizar os processos de atendimento ao cliente. Por isso, o nosso objetivo aqui é mostrar como essa estratégia funciona, por que ela é tão importante para os negócios e, é claro, como implementá-la adequadamente na empresa!

Hoje, ter um atendimento multicanal em diversos lugares se mostra essencial. Isso porque a comunicação com o cliente faz toda diferença. Se ele estiver satisfeito, então seu negócio fica com a imagem boa. Entretanto, caso não fique feliz com a forma de atender, a empresa também sente o impacto.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

OmniChannel corporativo: saiba como funciona para televendas

O termo OmniChannel é utilizado para caracterizar uma estratégia de atendimento multicanal. Em outras palavras, ele representa a integração entre todos os canais de atendimento que a empresa disponibiliza para comunicação com o cliente. Isso engloba o chat, o e-mail, as redes sociais, o telefone, o SMS, o balcão da loja física, entre outros.

Normalmente, a estratégia ganha maior eficiência com ajuda da tecnologia, pois permite unificar todas as informações em um único sistema. Isso então facilita a padronização do atendimento e uma comunicação com o cliente. Agora, a metodologia OmniChannel estende os seus horizontes de aplicação, e o televendas é o próximo passo.

Por que é importante adotar essa metodologia no atendimento?

As formas de atendimento e vendas podem não surtir o efeito desejado. O consumidor se tornou mais exigente e engajado nas tecnologias, o chamado Consumidor 3.0. Isso então obriga a atualização da empresa, sempre evoluindo nas estratégias. Portanto, é necessário quebrar barreiras para impulsionar as televendas.

O cliente de hoje não tem mais paciência, por exemplo, para um novo cadastro em cada plataforma. Assim, o atendimento multicanal se faz necessário para garantir a satisfação do cliente. Se a empresa não quiser pensar em perder público, dá para recomendar o OmniChannel.

Vendas

Quais são as vantagens do OmniChannel corporativo para televendas?

Agiliza o acesso às informações dos consumidores

O OmniChannel é composto por um banco de dados em que são armazenadas as informações sobre os clientes. Isso quer dizer então que toda vez que alguém fizer contato com a empresa, independentemente do canal utilizado ou dos profissionais que lhe atenderem, suas informações estarão acessíveis, dispostas na tela do computador.

Com isso, o televendas pode aproveitar melhor as oportunidades, oferecendo aquilo que ele já adquiriu ou cotou e não comprou. Em outras palavras, esse acesso otimizado às informações do cliente deixará o televendas mais estratégico, o que se reflete no aumento do volume de negócios fechados e na comunicação com o cliente.

Melhora o relacionamento com o cliente

Parte da revolução proporcionada pelo OmniChannel para o setor de televendas é sua integração inédita entre os canais de relacionamento com o cliente, um atendimento multicanal. Isso então pode surpreender positivamente o cliente toda vez que ele visitar o site, o aplicativo, as redes sociais ou mesmo uma unidade física. A impressão que ele terá é de que todos o conhecem, quebrando muitas barreiras para o desenvolvimento de um bom relacionamento.

Desenvolve um diferencial competitivo

Outra vantagem é a garantia de que o cliente receberá sempre a mesma atenção e excelência na prestação dos serviços. Até porque o método serve como apoio à criação de uma estratégia mais focada em atendimentos personalizados. Como consequência, mais consumidores podem ser atraídos e fidelizados pelo televendas.

Como implementar essa metodologia na empresa?

Faça um planejamento dos processos

Antes de implementar qualquer mudança no setor de televendas, é importante conhecer profundamente os seus processos. Então, faça um planejamento detalhando o que será feito, quando, como e por quem. Determine também as tecnologias e metodologias que serão adotadas a fim de fidelizar a comunicação.

A ideia é que você tenha um verdadeiro guia nas mãos, um passo a passo completo para seguir até a conclusão do projeto. Se puder, teste cada mudança antes da implementação definitiva, para se certificar da eficiência dos processos, por exemplo. Isso deve reduzir os riscos de falhas depois que a estratégia estiver funcionando a todo vapor.

Tenha o apoio de um especialista

Aplicar o OmniChannel no televendas não é uma tarefa para ser realizada sozinho, principalmente quando não se tem o conhecimento, a experiência e as ferramentas certas. Se insistir nisso, você pode encontrar grandes dificuldades e acabar prejudicando a estratégia. O ideal, portanto, é buscar o apoio de um profissional especializado no assunto.

>>>CENTRALIZE O ATENDIMENTO EM UMA ÚNICA TELA E AUMENTE AS VENDAS EM SEU NEGÓCIO GRAÇAS A UM BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE<<<

Invista em tecnologia

Por falar em ajuda profissional, muitas empresas oferecem softwares e equipamentos junto ao seu suporte no planejamento e implementação. Isso pode ser ótimo para a sua estratégia, pois o consultor já conhecerá bem a tecnologia que será usada. Algumas das ferramentas mais importantes nesse sentido são:

  • software para gravação de chamadas e de telas;
  • software para UC (Unified Communications);
  • instalação de softwares on-site e em nuvem;
  • CTI (Computer Telephony Integration);
  • URA (Unidade de Resposta Audível);
  • portabilidade numérica GSM;
  • PABX IP.

Treine a sua equipe de comunicação

Por fim, toda a equipe que vai usar essas ferramentas, inclusive os gestores, precisa passar por um treinamento teórico e prático. Você então pode até aproveitar a fase de testes, realizada antes da implementação definitiva, para isso, otimizando tempo. Isso deve aumentar o envolvimento da equipe com o projeto e deixá-la alinhada com os seus objetivos.

Bom, como podemos ver, o OmniChannel corporativo para televendas pode fazer a diferença em muitos negócios, impulsionando as vendas, aumentando a força competitiva no mercado e até salvando-os da crise. Então, não espere todo mundo adotá-la para fazer o mesmo! Comece assim a planejar essa estratégia hoje e garanta o seu diferencial!

Televendas Fácil Otimize seu Tempo

Textos relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Fale agora mesmo com um especialista em chatbots!​

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet