OmniChannel corporativo: saiba como funciona para televendas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o avanço das tecnologias de autoatendimento on-line, esperava-se que o setor de televendas fosse extinto. Entretanto, não vai acontecer, pelo menos por um bom tempo, pois as novas ferramentas vêm aprimorando os serviços e elevando o potencial de retorno. Uma dessas ferramentas é o OmniChannel corporativo para televendas.

Você conhece essa novidade? O método promete trazer muitas vantagens para o setor, já que permite otimizar os processos de atendimento ao cliente. Por isso, o nosso objetivo aqui é mostrar como essa estratégia funciona, por que ela é tão importante para os negócios e, é claro, como implementá-la adequadamente na empresa!

Hoje, ter um atendimento multicanal em diversos lugares se mostra essencial. Isso porque a comunicação com o cliente faz toda diferença. Se ele estiver satisfeito, então seu negócio fica com a imagem boa. Entretanto, caso não fique feliz com a forma de atender, a empresa também sente o impacto.

OmniChannel corporativo: saiba como funciona para televendas

O termo OmniChannel é utilizado para caracterizar uma estratégia de atendimento multicanal. Em outras palavras, ele representa a integração entre todos os canais de atendimento que a empresa disponibiliza para comunicação com o cliente. Isso engloba o chat, o e-mail, as redes sociais, o telefone, o SMS, o balcão da loja física, entre outros.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Normalmente, a estratégia ganha maior eficiência com ajuda da tecnologia, pois permite unificar todas as informações em um único sistema. Isso então facilita a padronização do atendimento e uma comunicação com o cliente. Agora, a metodologia OmniChannel estende os seus horizontes de aplicação, e o televendas é o próximo passo.

Por que é importante adotar essa metodologia no atendimento?

As formas de atendimento e vendas podem não surtir o efeito desejado. O consumidor se tornou mais exigente e engajado nas tecnologias, o chamado Consumidor 3.0. Isso então obriga a atualização da empresa, sempre evoluindo nas estratégias. Portanto, é necessário quebrar barreiras para impulsionar as televendas.

O cliente de hoje não tem mais paciência, por exemplo, para um novo cadastro em cada plataforma. Assim, o atendimento multicanal se faz necessário para garantir a satisfação do cliente. Se a empresa não quiser pensar em perder público, dá para recomendar o OmniChannel.

Quais são as vantagens do OmniChannel corporativo para televendas?

Agiliza o acesso às informações dos consumidores

O OmniChannel é composto por um banco de dados em que são armazenadas as informações sobre os clientes. Isso quer dizer que toda vez que alguém fizer contato com a empresa, independentemente do canal utilizado ou dos profissionais que lhe atenderem, suas informações estarão acessíveis, dispostas na tela do computador.

Com isso, o televendas pode aproveitar melhor as oportunidades, oferecendo aquilo que ele já adquiriu ou cotou e não comprou. Em outras palavras, esse acesso otimizado às informações do cliente deixará o televendas mais estratégico, o que se reflete no aumento do volume de negócios fechados e na comunicação com o cliente.

Melhora o relacionamento com o cliente

Parte da revolução proporcionada pelo OmniChannel para o setor de televendas é sua integração inédita entre os canais de relacionamento com o cliente, um atendimento multicanal. Isso então pode surpreender positivamente o cliente toda vez que ele visitar o site, o aplicativo, as redes sociais ou mesmo uma unidade física. A impressão que ele terá é de que todos o conhecem, quebrando muitas barreiras para o desenvolvimento de um bom relacionamento.

Desenvolve um diferencial competitivo

Outra vantagem é a garantia de que o cliente receberá sempre a mesma atenção e excelência na prestação dos serviços. Até porque o método serve como apoio à criação de uma estratégia mais focada em atendimentos personalizados. Como consequência, mais consumidores podem ser atraídos e fidelizados pelo televendas.

Como implementar essa metodologia na empresa?

Faça um planejamento dos processos

Antes de implementar qualquer mudança no setor de televendas, é importante conhecer profundamente os seus processos. Então, faça um planejamento detalhando o que será feito, quando, como e por quem. Determine também as tecnologias e metodologias que serão adotadas a fim de fidelizar a comunicação.

A ideia é que você tenha um verdadeiro guia nas mãos, um passo a passo completo para seguir até a conclusão do projeto. Se puder, teste cada mudança antes da implementação definitiva, para se certificar da eficiência dos processos. Isso deve reduzir os riscos de falhas depois que a estratégia estiver funcionando a todo vapor.

Tenha o apoio de um especialista

Aplicar o OmniChannel no televendas não é uma tarefa para ser realizada sozinho, principalmente quando não se tem o conhecimento, a experiência e as ferramentas certas. Se insistir nisso, você pode encontrar grandes dificuldades e acabar prejudicando a estratégia. O ideal, portanto, é buscar o apoio de um profissional especializado no assunto.

Invista em tecnologia

Por falar em ajuda profissional, muitas empresas oferecem softwares e equipamentos junto ao seu suporte no planejamento e implementação. Isso pode ser ótimo para a sua estratégia, pois o consultor já conhecerá bem a tecnologia que será usada. Algumas das ferramentas mais importantes nesse sentido são:

  • software para gravação de chamadas e de telas;
  • software para UC (Unified Communications);
  • instalação de softwares on-site e em nuvem;
  • CTI (Computer Telephony Integration);
  • URA (Unidade de Resposta Audível);
  • portabilidade numérica GSM;
  • PABX IP.

Treine a sua equipe de comunicação

Por fim, toda a equipe que vai usar essas ferramentas, inclusive os gestores, precisa passar por um treinamento teórico e prático. Você pode até aproveitar a fase de testes, realizada antes da implementação definitiva, para isso, otimizando tempo. Isso deve aumentar o envolvimento da equipe com o projeto e deixá-la alinhada com os seus objetivos.

Bom, como podemos ver, o OmniChannel corporativo para televendas pode fazer a diferença em muitos negócios, impulsionando as vendas, aumentando a força competitiva no mercado e até salvando-os da crise. Então, não espere todo mundo adotá-la para fazer o mesmo! Comece a planejar essa estratégia ainda hoje e garanta o seu diferencial!

CENTRALIZE O ATENDIMENTO EM UMA ÚNICA TELA E AUMENTE AS VENDAS EM SEU NEGÓCIO

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Fale agora mesmo com um especialista em chatbots!​

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet