Guia prático para vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O guia prático para vender autopeças tem como objetivo melhorar os indicadores do negócio. As redes sociais proporcionam mais rapidez no atendimento e controle da equipe. Desse modo, dá para vender por WhatsApp, Skype e outros canais digitais a fim de facilitar o trabalho.

Vender pelas redes sociais se tornou uma alternativa para as empresas. Portanto, muitas apostam em lugares com alta concentração de usuários. Afinal, são uma forma de atendimento ao cliente, mas também para impulsionar vendas por meio de um método mais simples e cômodo.

Esse guia prático para vender autopeças aborda dicas e conselhos para vender pelas redes sociais em três principais canais: WhatsApp (1,5 bilhão de usuários), Skype (300 milhões de usuários) e Facebook (2,2 bilhões de usuários).

Guia prático para vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais

Quando ouvimos falar do aplicativo WhatsApp, talvez venha à nossa mente uma ferramenta virtual que é mais útil para interações pessoais do que corporativas. Porém, isso é um engano. Usar plataformas assim para vendas tem ajudado as empresas, pois dá para se aproximar dos consumidores e melhorar o relacionamento.

Centralize suas vendas em 1 tela com peçaZap

Além disso, é possível enviar aos consumidores ofertas, promoções, descontos e outros tipos de anúncios por meio de imagens, áudios ou vídeos. A empresa então fica na palma da mão, a um toque de distância. A visibilidade da marca aumenta e vender autopeças pelo WhatsApp se torna muito mais fácil.

1. Tenha um número profissional

É fundamental que a empresa tenha um número exclusivo para vender pelas redes sociais. Desse modo, não haverá confusão como o envio de mensagens erradas. Além disso, ter um profissional focado nessa tarefa se não for possível automatizar. Assim, evita confusão tanto nas vendas quanto no atendimento.

2. Faça uma lista de contatos

Para que a interação com o público-alvo seja feita de modo organizado, armazene o número de contato de todos os clientes. Dessa forma, vai ajudar a empresa a identificar rapidamente com qual consumidor está conversando, além de poder facilmente achar o contato de determinado cliente quando necessário.

Existe ainda um recurso chamado “Transmissão”, muito interessante para gerenciar lista de contatos. Assim, dá para separar clientes de acordo com o motivo da conversa. Desse modo, para vender autopeças dá para criar uma listagem para enviar anúncios de novos produtos e serviços, e também solucionar problemas.

3. Divulgue o número para contato

Ao propagar o número do WhatsApp da empresa, deixe bem claro a exclusividade para o atendimento. Assim, divulgue em outros canais, como postagens no Facebook, Instagram e Twitter, deixe na assinatura de e-mail dos colaboradores. Tudo isso ajuda na hora de vender pelas redes sociais ao informar sobre o serviço em variados canais.

Outro modo de divulgar o número do WhatsApp é perguntando ao cliente se ele gostaria de ser atendido por meio do aplicativo. Com isso, haverá muitos consumidores não só aceitando esse tipo de contato como compartilhando com outras pessoas a informação que sua empresa começou a vender autopeças por WhatsApp.

4. Aproveite os grupos para vender autopeças por WhatsApp

No aplicativo, há uma infinidade de grupos formados por pessoas que compartilham algum interesse em comum. Alguns desses, são voltados para compras e vendas. A empresa então pode solicitar aos clientes o número e adicionar em grupos criados exclusivamente a fim de vender mais. Isso ajuda a conquistar consumidores.

Como vender autopeças por Skype em sua empresa?

Outro ponto importante no guia prático para vender autopeças é o Skype. Um programa que possibilidade conversas por áudio e vídeo via internet. As empresas o usam bastante na hora de vender pelas redes sociais, e também na comunicação interna, pois permite conferências, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos.

Dá para utilizar o Skype no celular, computador ou tablet. Entretanto, para ter sucesso em vender autopeças por Skype, você deve seguir algumas orientações.

1. Chame os clientes pelo nome

É muito importante personalizar o atendimento dos clientes, fazer isso fará o consumidor se sentir especial, pois perceberá que a empresa está realmente interessada nele. Sendo assim, surge um público-alvo mais engajado e encantado pela marca. Isso então pode impactar nas vendas.

2. Use a linguagem adequada na hora de vender autopeças por Skype

Ao responder seus consumidores, adapte a linguagem de acordo com o perfil deles. Por exemplo, em casos da empresa ter um público-alvo mais jovem, uma comunicação mais descontraída e informal. Já ao falar com clientes mais adultos, um vocabulário mais formal fará a empresa ter o respeito deles.

3. Reduza seus custos

Chamadas de voz pelo Skype ao vender pelas redes sociais ajuda a reduzir custos. Isso porque as chamadas são gratuitas, tanto para clientes quanto fornecedores. Basta o dispositivo ter um microfone e fones de ouvido. Além disso, a videoconferência é outra forma de vender autopeças, economizando tempo e dinheiro.

Isso acontece porque evita deslocamento para realizar as vendas. Desse modo, fica muito mais fácil usar o recurso, pois os participantes não precisam estar no Skype. Só precisa então incluir seu número de telefone e adicionar à chamada.

Como vender autopeças por Facebook?

O relatório Social Media Trends revelou ainda que a maioria das empresas entrevistadas (97,6%) usa o Facebook para alcançar e se relacionar com o seu público-alvo. Porém, para ter sucesso em vender autopeças é preciso seguir algumas orientações deste guia prático para vender autopeças.

1. Crie uma fanpage do negócio

O uso de fanpage, páginas do Facebook voltadas para empresas, tem se mostrado uma tática muito eficiente para a interação com os clientes. Esse tipo de comunidade é um espaço em que são reunidos os fãs da marca de uma instituição. Assim, dá para fortalecer vínculos com consumidores e saber mais sobre eles.

Diferentemente das contas comuns de perfil, a fanpage não tem um limite de usuários que podem ser adicionados. Além disso, ela conta com diversos recursos, como os aplicativos que melhoram o relacionamento com o público. Por essas ferramentas, dá para criar enquetes, questionários e pesquisas de satisfação nas vendas.

Existe também a possibilidade de usar ferramentas que te ajudem a vender autopeças por Facebook, aumentam a visibilidade das postagens e ajudam a metrificar os resultados obtidos pela empresa nessa mídia social. Dá ainda para saber quantas curtidas houve, nível de engajamento e os novos seguidores ao vender pelas redes sociais.

2. Utilize o chat para vender autopeças por Facebook

A comunicação via chat é muito prática e rápida para vender autopeças. Por isso, muitos clientes preferem usar esse canal para se comunicar. Em contrapartida, as instituições também têm utilizado essa ferramenta para interagir com seu público, seja para atendimento ou vendas.

Atualmente, dá para vender pelas redes sociais através do atendimento dos chatbots. Isso porque, essa tecnologia simula conversas com pessoas por meio de comandos pré definidos. Desse modo, a empresa pode divulgar um produto ou serviço, descobrir informações sobre o cliente, tirar dúvidas.

3. Incentive os clientes a interagir

Uma ideia muito inteligente de fomentar a comunicação com os seus clientes pelo Facebook é estimulando a interação para tentar aumentar vendas. Isso pode ser feito por meio de postagens de vídeos, imagens ou frases que apresentem não só os produtos e serviços da empresa como também os seus valores.

Assim, além de vender autopeças por Facebook, a empresa pode fazer postagens e incluir fotos e vídeos dos bastidores da organização, talvez mostrando um momento de confraternização entre os funcionários ou o local onde a equipe trabalha. Peça que os clientes comentem e opinem, dá para se aproximar ao público-alvo.

Que boas práticas devem ser usadas para vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais?

Vender pelas redes sociais se transformou em necessidade para as empresas. É um terreno fértil para crescimento, pois os brasileiros são um dos povos que mais passa tempo nas redes sociais. Acima de tudo, os consumidores também estão preocupados com a qualidade do atendimento.

Sendo assim, para que a empresa comece a vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais e tenha um bom relacionamento com sua clientela, é importante colocar em prática as seguintes dicas.

1. Seja ágil na resposta

Não deixe o cliente esperando por um longo período pela resposta da empresa no hora de vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais. Por isso, ao receber uma mensagem, visualize imediatamente e ajude com o que for preciso. Assim, essa interação deve ser direta e apresentar soluções práticas no atendimento e nas vendas.

2. Não abandone o cliente

A empresa conseguiu encontrar a solução de que o cliente precisava? Muito bom! No entanto, o bom atendimento ao vender autopeças por WhatsApp, Skype e outros canais digitais não para por aí. Isso porque, é necessário continuar o contato com o consumidor por meio de mensagens que ofereçam algum item que possa interessar.

Além disso, fazer postagens com conteúdo relevante para o seu público-alvo pode ser um elo que firmará esse relacionamento para as vendas. Periodicamente, peça a opinião dos clientes sobre o atendimento de sua empresa. Em resumo, encontre formas para manter uma comunicação constante com os seus consumidores.

CENTRALIZE AS VENDAS EM UM SÓ LUGAR E MELHORE O ATENDIMENTO AO CLIENTE

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba primeiro os principais novos conteúdos

Leia mais

Faça sua busca por um texto em nosso blog!

Responda os clientes com mais agilidade

Nunca mais deixe ninguém esperando por resposta.

Fale agora mesmo com um especialista em chatbots!​

Live especial para você!

Assista 100% gratuita e online para descobrir como aumentar as vendas e a taxa de comparecimento em laboratórios e clínicas!

É HOJE, dia 30, às 21h!

Popup Live Novembro

Precisa de ajuda em seu negócio?

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Faça parte de nossa lista VIP!

Precisa de ajuda em seu negócio Empresa Digital VulcaNet