WhatsApp: saiba dicas infalíveis de como vender autopeças pelo aplicativo

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Quando ouvimos falar do aplicativo WhatsApp, talvez venha à mente uma ferramenta virtual mais útil para interações pessoais que corporativas. Entretanto, isso é um engano. Não só com ele, mas outras redes sociais também. O aplicativo de mensagens ganhou um papel muito importante nos negócios, principalmente no atendimento ao cliente.

Isso serve para qualquer ramo. No de autopeças, por exemplo, dá para aplicar de modo fácil. Ao invés de o cliente ficar esperando horas no telefone, ele apenas envia uma mensagem e a empresa responde na sequência. Além disso, dá para enviar ofertas, promoções, descontos e anúncios. Tudo rápido e prático pelas redes sociais.

Como quase todos têm um smartphone, a empresa fica na palma da mão de seu público alvo. Portanto, a visibilidade da marca está muito mais evidente. Assim, o WhatsApp facilita o trabalho de vendas. Mas, para ter resultado, todo lugar precisa seguir algumas regras básicas no atendimento.

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WhatsApp: saiba dicas infalíveis de como vender autopeças pelo aplicativo

1. Tenha um número profissional

A empresa precisa ter um número de WhatsApp exclusivo para o atendimento ao cliente. Desse modo, não corre o risco de confusão caso envie mensagens erradas. Além disso, o profissional responsável pelas vendas de autopeças no aplicativo ficará focado nessa tarefa. Portanto, não recebe outros contatos.

2. Faça uma lista de contatos

Para que a interação com o público-alvo seja feita de modo organizado, salve o número de contato de todos os clientes. Dessa forma, vai ajudar a empresa a identificar rapidamente com qual consumidor está conversando, além de facilitar a procura quando necessário. Com isso, dá então para criar uma lista nas redes sociais para enviar informações.

WhatsApp: saiba dicas infalíveis de como vender autopeças pelo aplicativo
Fazer uma lista ajuda no atendimento pelo WhatsApp

Com o WhatsApp, também dá para segmentar na hora de ampliar as vendas de autopeças. Isso acontece ao separar os consumidores de acordo com a etapa da sua jornada de compra. Assim, a empresa faz o anúncio adequado para cada consumidor e evita problemas no atendimento.

3. Divulgue o número para contato

Propague o número do WhatsApp da empresa e deixe bem claro que é exclusivo para atendimento. Assim, use os canais de comunicação da internet, como as redes sociais, para divulgar. Não tenha medo de fazer postagens em outros lugares, bem como incluir na assinatura de e-mail dos colaboradores.

Redes Sociais

Outra forma de divulgação é perguntar ao cliente. Questione se ele tem interesse em realizar o atendimento por meio do aplicativo. Com isso, muitas pessoas vão aceitar e também compartilhar com amigos e familiares. Isso então cria uma rede de conexão que vai te ajudar nas vendas.

4. Estabeleça um horário para o atendimento

A empresa precisa estipular um horário de atendimento. Assim, não corre o risco de o uso do WhatsApp cair em descrédito com os clientes. Imagine alguém enviar mensagem de madrugada e aguardar pela resposta. Se não receber nada em troca, com certeza, não vai ficar satisfeito. Isso é péssimo para seu negócio e as vendas.

Portanto, caso você não tenha um chatbot (veja mais abaixo sobre sua importância), deixe claro o horário de funcionamento. Desse modo, o usuário não fica esperando por uma resposta.

5. Faça um atendimento humanizado

Independente da forma, o atendimento ao cliente precisa ser humanizado. Por isso, busque no WhatsApp formas de conversar em tom agradável com a pessoa ao outro lado. Use emojis se sentir que a situação pede isso, bem como envie imagens, vídeos ou até áudios. Tente tirar todas as dúvidas e deixe o cliente à vontade.

6. Monte uma equipe bem preparada

Profissionais de vendas devem conversar, interagir e atender às expectativas dos clientes. Isso traz resultados para os negócios. O atendente precisa entender quais as dores do consumidor. Acima de tudo, o que ele tem buscado para tentar resolver da melhor forma possível durante o atendimento, independente da forma que aconteça.

7. Planeje suas ofertas e argumentos de vendas

Mesmo no WhatsApp, você deve ter tudo planejado na hora de vender autopeças. Ofertas que atendam às demandas dos clientes são fundamentais para as vendas pelas redes sociais. A comunicação bem estruturada e alinhada com toda a equipe também ajuda, pois facilita fechar negócios.

8. Tenha um processo de vendas

Quando você dá aos atendentes os passos para seguir, tudo fica mais fácil. Ter um processo de vendas, mesmo que no WhatsApp, resultado em melhor aproveitamento no dia a dia. Assim, dá para tratar o atendimento ao cliente de melhor forma, bem como vender mais autopeças.

9. Invista em seu portfólio

Não basta um bom atendimento ao cliente ou uma equipe perfeita. A empresa também precisa ter um portfólio diversificado e de qualidade. Assim, o que você oferece na sua loja de autopeças (física e virtual) faz a diferença. Valorize a qualidade dos produtos, trabalhando com itens de boa procedência.

Além disso, tenha um portfólio variado para encaminhar no WhatsApp, por exemplo. Principalmente se você quer ver sua loja de autopeças crescer nas redes sociais. Trabalhar com diferentes categorias ajuda a atingir um número maior de potenciais clientes. Consequentemente, aumentam as vendas de autopeças.

Chatbot para automatizar o atendimento

Os chatbots são um grande salto no relacionamento entre clientes, empresas e tecnologia, pois foram criados por meio de um software de comunicação automatizado. Na verdade, os robôs são programados para interagir com as pessoas, e podem variar de básicos a mais avançados. O objetivo é ajudar no atendimento ao cliente.

Muitos lugares alcançam um alto nível de atendimento ao manter um tom de comunicação quase pessoal, mesmo com uso do chatbot. Por isso, o setor de autopeças pode ser importante para implantar. Tem como usar ferramentas que integram canais como WhatsApp e outras redes sociais a fim de terminar o serviço.

WhatsApp: saiba dicas infalíveis de como vender autopeças pelo aplicativo
Os chatbots auxiliam no atendimento assertivo ao cliente

Assim, acontece a automatização do atendimento. O que isso significa? Se o cliente enviar uma mensagem fora do horário comercial, ele vai receber uma resposta alertando sobre isso. Independente da situação, o consumidor sempre vai ter uma resposta. Isso é muito bom para a reputação da empresa, pois traz benefícios.

  • Agilidade na resposta (estamos em uma era de conexões e rapidez. Quanto mais rápido o problema for resolvido melhor).
  • Cliente não se sente abandonado (nas redes sociais, muitas empresas não dão a devida atenção, por isso sequer respondem. Isso é péssimo para os negócios).
  • Redução nos custos (às vezes, são dúvidas simples que o próprio robô responde. Então, o atendente pode focar em resolver situações mais complexas).
  • Vender mais (quando o atendimento é bem feito, as chances de as vendas aumentarem são grandes, pois o cliente fica satisfeito).

Dicas para vender mais autopeças com chatbots

O WhatsApp já tem papel fundamental nas vendas de autopeças. Entretanto, ao integrar um chatbot às redes sociais, os números podem melhorar ainda mais. Para ter sucesso, a empresa precisa seguir algumas dicas que ajudam ao longo desse processo.

Conheça seu negócio

Comece o processo de implantação do chatbot obtendo um conhecimento aprofundado da realidade de sua companhia. Por exemplo, quais são as necessidades atuais dela? Quer aumentar as vendas? Ter um atendimento melhor? Reconhecimento de marca?

Existem diferentes tipos de robôs que podem te ajudar. Entretanto, isso depende do objetivo da organização. As funcionalidades são diferenciadas para rastrear, colher e armazenar dados relevantes sobre o comportamento do público-alvo e direcionar a estratégia, portanto, ter um planejamento ajuda muito.

  1. Público-alvo que quer atingir (idade, região geográfica, interesses).
  2. Objetivo da empresa.
  3. Portfólio de autopeças.
  4. Campanhas de marketing (principalmente em datas importantes do comércio).
  5. Metas para serem alcançadas no ano.

Pense nos clientes

Um segundo ponto importante é refletir sobre as necessidades dos seus clientes. Que tipo de informações eles consomem? Quais formatos de conteúdo preferem? Como gostam de ser atendidos? Esse tipo de coisa faz diferença no atendimento ao cliente. Seja por WhatsApp ou outras redes sociais.

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Saber, por exemplo, o estilo de vida do público-alvo ajuda na configuração de como deve ser a comunicação. Algo mais rápido, ou então mais sossegado. Esses indicadores servem para mostrar também se aquela pessoa é mesmo o perfil ideal que você procura para vender seu produto, as preferências do cliente.

Treine a equipe de vendas

Para uma boa integração entre os robôs de atendimento e os colaboradores da empresa é preciso ter treinamento. Nesse caso, é importante que especialistas em chatbots estejam na dianteira desse projeto. Enquanto o programa é integrado, os técnicos podem orientar gestores e colaboradores.

Treinamentos auxiliam não apenas com a ferramenta, mas também no tom de voz e diálogo com o cliente. O atendimento precisa ter a cara da empresa. Mesmo em redes sociais como o WhatsApp, precisa ter um tom mais humanizado. Sentir como está o cliente em casos assim.

As empresas, em especial, precisam se adequar a essa tendência. Por isso, é necessário que implantem os bots no seu atendimento ao cliente. Assim, consigam entregar uma melhor experiência de relacionamento para o seu público-alvo e entendam como vender mais autopeças e acessórios.

Vantagens de automatizar o atendimento de autopeças

  • Aumentar as vendas.
  • Comunicação mais ágil e eficaz com os clientes.
  • Maior produtividade dos vendedores.
  • Redução de tempo com tarefas manuais.
  • Melhor preparação do time comercial.
  • Agilidade no processo de vendas.
  • Seu time cuidando dos clientes e não de atividades repetitivas.
  • Redução de custos.
  • Melhor controle e gestão de equipe.
WhatsApp: saiba dicas infalíveis de como vender autopeças pelo aplicativo
Melhore o atendimento para aumentar as vendas de autopeças

Aumente o faturamento com autopeças

Invista em um sistema de atendimento

Utilizar um sistema de atendimento pode te ajudar no atendimento. O peçaZap, por exemplo, possibilita a integração com o WhatsApp e outras redes sociais. Assim, dá para centralizar todas as vendas em uma única tela, o que dá maior controle e organização aos atendentes na hora das vendas. Não há risco de esquecer de responder a mensagem.

Aposte em tecnologia para vendas

É muito difícil fazer progresso sem uma ferramenta como aliada para as vendas. Ter um sistema na nuvem ajuda no atendimento ao consumidor. Mais que isso, aumenta as chances de seu comércio ser encontrado, principalmente se ele tiver um e-Commerce que possibilita um diálogo pelas redes sociais.

Em situações assim, abre a possibilidade de entrar em contato com a empresa. As ferramentas então ajudam a ter um melhor atendimento, pois podem filtrar pelos interesses. Bem como organizar uma fila de atendimento, oferecer benefícios e relatórios sobre o desempenho nas vendas.

Melhore a comunicação

Ter uma boa comunicação com os clientes em potencial é fundamental para aumentar o faturamento. A qualidade no atendimento influencia na satisfação em relação à empresa e à vontade de adquirir um produto. Por isso, muitos lugares usem o WhatsApp e outras redes sociais como aliadas para isso. O atendimento multicanal veio para ficar.

Trabalhe o marketing

As redes sociais são uma ótima forma de aumentar a visibilidade da marca e fazer campanha sobre os produtos. Elas dão a opção de promover o produto a custo baixo, captando clientes em potencial. Portanto, capriche nas fotos e dê uma boa impressão. Deixe fácil o acesso às informações sobre a distribuidora de autopeças.

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Lembre-se de que o marketing é uma parte crucial para o negócio. Assim, vale a pena, de tempos em tempos, renovar o visual das propagandas e divulgações diversas. Hoje, a divulgação pode se dar pelos modos convencionais, mas também em meios digitais como WhatsApp, entre outros.

Reduza gastos

Vendas exigem certo sacrifício e experiência dos envolvidos. Isso então pode dar muito trabalho e impor uma responsabilidade grande sobre a produtividade e o faturamento da distribuidora. Entretanto, reduzir pode ser ainda mais difícil. Redução de taxas, excesso de pessoal, maus investimentos, tudo pode impactar na empresa.

Gerencie o estoque

Para vendas de autopeças, o estoque é um ponto muito importante. Crie assim uma demanda de produtos que encaixe com a necessidade dos consumidores. Abastecer uma rede de distribuição é crucial para que não perca os clientes. Alguns, por exemplo, podem ser estratégicos no mercado. São indispensáveis e devem ter níveis altos para as vendas.

Faça um conjugado

O papel de um centro de distribuição hoje é muito importante. Portanto, faça um mix de autopeças para que os clientes tenham vantagem ao levar. Então, se torna uma forma de vender rápida. Avalie o mercado da região, pois podem haver espaços em potencial a ser explorados no atendimento ao cliente.

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