O WhatsApp é uma ferramenta que revolucionou o jeito de se comunicar no século XXI. O aplicativo de mensagens deixou de ser um passatempo e se tornou o principal meio de comunicação para milhões de pessoas. Assim, o atendimento via WhatsApp ficou ainda mais popular.
Vendo a força da ferramenta, muitas empresas a usaram para atendimento. O WhatsApp para distribuidoras, por exemplo, tornou-se um aliado. Desse modo, foi possível fechar vendas.
Já há mais de 1 bilhão de usuários no mundo que usam as variadas funções. Entre elas há mensagens, áudios, imagens e chamadas telefônicas. Entretanto, houve a mudança de paradigma. Não é mais voltado apenas para conversa, mas também aos negócios. Inclusive, surgiu o WhatsApp Business.
Atendimento via WhatsApp: dicas de um como ter um bom uso em distribuidoras
Enriqueça o seu atendimento via WhatsApp
O WhatsApp Business possui uma grande vantagem sobre os concorrentes atuais. É a facilidade de uma conversa interativa. Você não precisa ficar preso às palavras escritas. Explore as possibilidades com imagens, vídeos e áudios na mesma conversa.
Por exemplo, se um cliente tem dificuldades para passar informações sobre um produto através do aplicativo de mensagens. Ou então se quer falar de algo, mas não sabe explicar, peça que grave um pequeno vídeo sobre o seu questionamento.
Assim, a conversa fluirá e o cliente não se sentirá frustrado com a “falta de traquejo”. O WhatsApp para distribuidoras se tornou fundamental na comunicação.
Seja rápido e eficiente
Quando a empresa estiver no horário de atendimento, seja ágil e eficiente nas respostas. O tempo de resposta das empresas em redes sociais como Facebook e Twitter é menos de uma hora, em média.
Para o WhatsApp Business, a resposta deve ser mais rápida. Por isso, a empresa deve montar um sistema de atendimento que possa suprir as necessidades dos clientes de forma ágil e eficiente.
Determine um horário de atendimento
O intuito do WhatsApp é respostas rápidas para melhorar as vendas. Ainda assim, não se desespere, faça um atendimento humano. Mesmo que existam funcionários para isso, não é possível ter disponibilidade 24 horas. Por isso, invista em um chatbot para respostas automatizadas. Isso irá ajudar ao fim do horário de expediente.
O ideal é definir um horário para atendimento pelo aplicativo de mensagens. É claro que esse horário não precisa ser o comercial. Uma boa dica é colocar a disponibilidade de atendimento já na capa de perfil do aplicativo. Determinar horário demonstra profissionalismo por parte da empresa.
Crie listas para enviar conteúdos relevantes
Geralmente os clientes, quando entram numa página ou site da empresa, autorizam o contato. Para isso, deixam seu número de WhatsApp. O ideal é criar formulários e divulgar nos canais de comunicação como Facebook, Twitter, e-mail e blogs a fim de melhorar as vendas e colher resultados.
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Dessa forma, a empresa pode montar listas de clientes cadastrados e iniciar um contato por conteúdos relevantes. Com uma divulgação intensa, você mensura o volume de atendimentos durante o dia ou semana. Então, dê o passo inicial com conteúdos que chamem atenção do cliente. O objetivo é os deixar propensos a uma conversa mais longa.
Não resta dúvidas de que o atendimento via é uma realidade no mercado. Por isso, faça os ajustes necessários. Prepare a sua equipe para tirar proveito da ferramenta. Assim você poderá melhorar o relacionamento com os clientes, educá-los, tirar dúvidas e vender muito mais pelo WhatsApp Business.