Ninguém gosta de ficar esperando em uma fila, não é mesmo? Portanto, o tempo de espera no televendas é um tema muito preocupante para as empresas que desejam melhorar a satisfação dos seus consumidores.
Quanto mais tempo o cliente fica na linha de espera do televendas, menores são as chances de realizar uma venda. O motivo? A cada minuto que passa, esse consumidor tem a impressão de não ser importante para a empresa, diminuindo a sua satisfação e interesse.
Então, quer saber como melhorar o tempo de espera no televendas e aumentar o seu número de vendas? Confira a lista de boas práticas que preparamos especialmente para a sua empresa!
1) Otimize as configurações das filas de chamadas
É preciso um acompanhamento constante sobre a quantidade de usuários em espera para o atendimento no setor de televendas. Esse cuidado é essencial para que os outros atendentes consigam agilizar as suas ligações e reduzir o tempo de demora.
2) Estude a necessidade de contratar mais funcionários
Quantas ligações o seu call center recebe todos os dias? Qual é o tempo médio das chamadas e quantos clientes os seus atendentes tratam todos os dias? Realizar esses cálculos é essencial para compreender a agilidade dos profissionais responsáveis.
Os resultados obtidos a partir dessas equações serão essenciais para determinar se a sua empresa precisa de mais funcionários a fim de atender a demanda existente.
- tempo médio de atendimento = (tempo total de conversa + tempo total em espera + trabalho após a finalização da chamada) ÷ total de ligações atendidas.
3) Treine os profissionais para agilizarem as durações das chamadas
Os seus funcionários precisam estar preparados e equipados de forma com que as ligações sejam começadas e finalizadas no menor tempo possível. Dessa maneira, além de melhorar a satisfação do cliente com o atendimento, a sua empresa se mostrará disposta a solucionar as necessidades dos clientes de maneira rápida e eficiente.
Uma das formas de conseguir isso é oferecendo aos funcionários a opção de cronometrar o tempo das chamadas e estabelecer um tempo ideal de duração.
4) Integre sistemas de atendimento
Um software com uma plataforma integrada de soluções ágeis pode ser o que faltava para reduzir o tempo de espera no televendas da sua empresa. Essas ferramentas são extremamente úteis para os profissionais que desejam melhorar as suas vendas e a qualidade do atendimento.
Escolha uma plataforma que ofereça soluções diferenciadas para as suas necessidades e possibilite o crescimento da sua empresa perante os consumidores.
5) Faça com que os funcionários escutem as suas gravações
As pessoas costumam perceber as suas próprias falhas quando conseguem acompanhar os seus desempenhos. Dessa forma, se a sua empresa deseja melhorar a produtividade dos profissionais para reduzir o tempo de espera no televendas, essa prática deve ser constante no ambiente de trabalho.
Além disso, esse exercício pode melhorar o feedback oferecido aos atendentes pelos supervisores responsáveis, aproximando as pessoas e enriquecendo o ambiente de trabalho.
Essas são algumas das diversas práticas existentes para que o tempo de espera no televendas seja reduzido. É importante que a sua empresa esteja sempre buscando novas ferramentas e conteúdos. Dessa forma, o serviço oferecido aos clientes será cada vez mais eficiente e rápido.