4 melhores práticas na avaliação de desempenho da equipe de Televendas

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Ter um time de Televendas de sucesso exige talento, treinamento e acompanhamento. Conhecer os resultados da equipe permite tomar decisões, melhorar e gerar o desenvolvimento. Nesse sentido, a avaliação de desempenho é essencial.

As vendas por telefone não ajudam apenas os colaboradores a evoluírem. Mas, também impactam na empresa de modo positivo. Com isso, ao reconhecer os efeitos, é possível seguir com o time na direção certa. A partir daí, corrigir eventuais erros pelo caminho

Cada empresa tem uma necessidade. Nem sempre a equipe de Televendas é analisada pela mesma ótica. Por isso, conheça alguns métodos para executar a avaliação de desempenho e entenda o funcionamento de cada um.

4 melhores práticas na avaliação de desempenho da equipe de Televendas

1. Autoavaliação

A análise do comportamento e dos resultados não tem que ser feita pelo gestor para dar certo. Prova disso é a existência da autoavaliação. Ela permite que cada colaborador do telemarketing analise, principalmente, como foi a sua performance dentro de um período de tempo.

Para ser bem-sucedida, os funcionários de Televendas respondem a um questionário, assim como os superiores. Desse modo, apontam sucessos, fracassos, aspectos fortes e fracos. Depois, ambos debatem e comparam os achados.

É indicada para equipes com maturidade elevada. Isso porque o processo deve ser honesto e não crítico em excesso. Afinal, a ideia não é gerar desgastes internos, mas entender onde os processos podem ser melhorados.

2. Avaliação por objetivos alcançados

Outra forma de executar a avaliação de desempenho dos funcionários de Televendas é por meio da análise de resultados consolidados. Tudo começa antes da verificação dos números de vendas por telefone, pois o gestor e os colaboradores estipulam metas a um período.

Ao final do tempo estabelecido, os atendentes e responsáveis debatem sobre os efeitos alcançados. Entre eles estão o número de vendas geradas ou o volume de faturamento pelas conversões. O gerente, portanto, pode dar feedback sobre o que fazer para melhorar o telemarketing. E então alinham como o desempenho será otimizado.

3. Avaliação por incidentes críticos

O desejado é que os funcionários de vendas por telefone tenham uma performance dentro da média. Assim, serão capazes de atingir as metas. Às vezes, ocorrem incidentes críticos. Podem surgir quando o profissional se comporta bem ou mal. Superação em excesso da meta prevista ou obtenção de número aquém do desejado são pontos fora da curva.

Ao analisar esses incidentes e a sua frequência, o responsável verifica aspectos fortes e fracos de cada colaborador. Portanto, pode entender qual o direcionamento. Para isso, faça um acompanhamento completo do time.

Registre todos os casos com potencial de incidente crítico cada vez que acontecerem. Os resultados surgem em longo prazo. Desse modo, eles oferecem uma visão mais completa da atuação do telemarketing.

4. Avaliação diária comportamental

É muito comum que a avaliação de desempenho dos funcionários de Televendas seja feita após um período, como no final do mês, do semestre ou do ano. Em algumas situações, entretanto, faça a verificação de forma diária e comportamental.

Por meio de pequenas e rápidas reuniões, colaboradores e gestores avaliam as melhores e piores atitudes da equipe de vendas e o que deve ser executado no dia seguinte. Assim, gera máximo dinamismo, motivação e possibilidade à construção de resultados robustos ao oferecer um feedback quase em tempo real.

A avaliação de desempenho dos funcionários de Televendas traz muitos efeitos positivos acima de tudo. A empresa identifica problemas, traça estratégias e toma decisões melhores. Também é possível instigar a produtividade da equipe e oferecer o reconhecimento necessário para a motivação.

Portanto, ao usar essas técnicas, os efeitos serão consolidados de um jeito mais fácil.

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